A Maior parte deles ocorre principalmente em países pobres, o que não significa que não existam em países mais ricos.
° Entre os problemas da atualidade, vamos falar sobre a fome, o desemprego, analfabetismo e favelamento.
FOME :
A fome é a mais grave e evidente indicação de miséria, sendo bastante comum nos países mais pobres.
Esta tragédia aparece sob duas formas : FOME AGUDA & FOME CRÔNICA.
FOME AGUDA:
É definida por um critério quantitativo, medido pelo baixo consumo de calorias. Em casos graves, pode levar à morte por inanição.
FOME CRÔNICA:
É também conhecida como subnutrição, sendo menis evidente que a fome aguda. Por isso, é também conhecida como ''fome oculta''. está muito mais disseminada pelo mundo e afeta profundamente as crianças.
O PROBLEMA DO DESEMPREGO:
De forma geral, consideramos o emprego como o cargo ou a ocupação remunerada de uma pessoa o que coloca dentro da População Economicamente Ativa (PEA). Na sociedade moderna, considera-se a existência de três categorias de PEA:
° Autônomos: Não são empregados de ninguém. Oferece seu trabalho a quem se interessar, recebendo por dia ou por tarefa.
°Empregadores: São os indivíduos que dispõem de capital e resolvem aplicá-lo na produção de algum produto ou serviço, em fazendas, lojas, fabricas, escritórios, etc.
°Empregados: São aquelas pessoas que não tem capital próprio e só dispõem sua força de trabalho para vender. Elas dependem de algum empregador.
°O desemprego acontece sempre que a oferta de empregos é menos que o número de pessoas que está procurando trabalho.
Há muitas formas de desemprego, e sua classificação às suas causas. Vejamos os tipos mais importantes.
°Desemprego estrutural: origina-se das inovações tecnológicas, que provocaram o aumento de mecanização e automação.
°Desemprego conjuntural: alguns estudiosos acreditam que o problema do desemprego é temporário, em geral causado por crises econômicas passageiras que geram recessão e queda da produção.
°Desemprego disfarçado ou subemprego: classifica-se como subempregado aquele trabalhador que recebe um salário muito menos que o da média dos trabalhadores.
ANALFABETISMO:
A questão do analfabetismo, que envolve os países subdesenvolvidos, pode ser analisada sob dois pontos de vista:
°Quantitativo: a maior parte dos países subdesenvolvidos está chegando hoje aos índices de alfabetização da Europa. Isso foi resultado de um grande esforço de alfabetização, porém ainda hoje mais de 20% das crianças entre 6 e 11 anos do mundo está fora da escola.
°Qualitativo: na atualidade, a simples alfabetização não habilita o cidadão a acompanhar os constantes avanços técnicos e científicos, que exigem mão de obra cada vez mais qualificada.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais fácil, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resinificar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.
O FAVELAMENTO:
As favelas no Brasil são consideradas como uma consequência da má distribuição de renda e do déficit habitacional no país. A migração da população rural para o espaço urbano em busca de trabalho, nem sempre bem remunerado, aliada à histórica dificuldade do poder público em criar políticas habitacionais adequadas, são fatores que têm levado ao crescimento dos domicílios em favelas.
Embora a maior parte dos países subdesenvolvidos tenha baixa urbanização, em alguns deles existem cidades que têm crescido aceleradamente, devido ao elevado crescimento vegetativo e ao intenso êxodo rural, movimento pelo qual a população sai do campo em direção às cidades.
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